Profarma investe em sistema de automação de ar-condicionado para reduzir até 15% da conta de luz

23/02/2023 • Tempo de leitura: 4 min

Projeto realizado pela Diel Energia, baseado em IoT e inteligência artificial, vai realizar o monitoramento do parque de refrigeração de 187 lojas da rede

A Profarma - uma das maiores redes de distribuição e varejo no mercado farmacêutico - vem buscando soluções que ajudem na economia de energia em todas as lojas da rede. Recentemente, a empresa firmou uma parceria com a Diel Energia – startup que desenvolveu a primeira plataforma de gestão de refrigeração para empresas - para atuar no gerenciamento e controle de todo o parque de refrigeração, a fim de diminuir 15% do consumo de energia elétrica (kWh) e reduzir consideravelmente a emissão de CO2 na atmosfera, em 187 unidades da rede, como: Drogasmil, Drogaria Rosário, Drogaria Tamoio e Farmalife.

A fase inicial do projeto contempla todas as lojas com potencial de economia, com a possibilidade do sistema já nascer com novas unidades da rede que fazem parte do plano de expansão do Grupo. Por meio de sua tecnologia - que é baseada em IoT e inteligência artificial - a Diel Energia realizará a análise das máquinas, a fim de detectar quais estão ineficientes e/ou gerando alto consumo, possibilitando a manutenção preditiva desses equipamentos e evitando custos indevidos e imprevistos.

Para a diretora de ESG do Grupo Profarma, Deborah Birmarcker, a parceria conecta ainda mais as marcas integrantes do Grupo aos princípios de ESG.

“Já contamos com a energia elétrica compensada por fazendas de energia fotovoltaicas, o que nos dá a chance de compensar cerca de 636 toneladas de Co2. Tenho certeza de que o projeto com a Diel Energia nos dará a chance de ampliar ainda mais nosso impacto positivo no meio ambiente, o que beneficia diretamente nossa sociedade. Continuaremos trabalhando de forma incansável, buscando cada vez mais atuar de forma inclusiva, sustentável e socialmente engajada.”

Segundo o CEO e cofundador da Diel Energia, Bruno Arcuri, a tecnologia é essencial para monitorar grandes redes, como o Grupo Profarma. “O nosso propósito é ajudar nossos parceiros a economizarem com custos de manutenção ao realizarem o controle e gestão de todo o parque de refrigeração de forma mais assertiva e objetivo, identificando qual máquina está consumindo mais energia e tem a maior propensão à falhas técnicas”, explica.

Com a parceria, a energytech pretende aumentar sua participação de mercado na indústria farmacêutica e consolidar a marca como a principal aliada para empresas