Diel Energia e Cencosud acumulam redução mensal de 17% no consumo de energia e na emissão de CO2.

22/02/2023 • Tempo de leitura: 3 min

Nascida nos anos 60 como um mercado de autosserviço, a Cencosud hoje é uma das maiores varejistas do Brasil. Estando presente em todo território nacional, a empresa visa sempre a proximidade com seus clientes e, pensando nisso, a marca está investindo na solução Diel que, além de garantir o conforto térmico aos colaboradores e clientes, também é sustentável.

Com o fechamento de um projeto para três lojas, a empresa está investindo em uma gestão inteligente do parque de refrigeração, que traz o mapeamento da saúde das máquinas, possibilitando mais assertividade na solução dos problemas de climatização, além também da automação, ambos fatores que reforçam o compromisso com o conforto térmico dos clientes e também com o meio ambiente. Com o gerenciamento e controle dos aparelhos de ar condicionado, a empresa economizou, nos últimos três meses, a média de 17% no consumo de energia e reduziu a emissão de gás carbônico.

“A parceria com a Diel Energia nos possibilitou a realização da gestão do ar-condicionado de forma mais eficiente, viabilizando a manutenção preditiva dos equipamentos, sempre focando no bem-estar de quem frequenta as nossas lojas.” avalia Fernanda Moura, cargo xis e líder do projeto na Cencosud. “Além disso, a nossa empresa tem compromisso com a sustentabilidade, que vai desde o incentivo de utilização de sacolas retornáveis, até investir em soluções tecnológicas, que nos possibilitam ser mais eficientes energeticamente, a fim de reduzir o nosso impacto ambiental'', explica.

Por meio de um hardware que é instalado nos equipamentos, nós fazemos o controle de horários de funcionamento do sistema de ar-condicionado para garantir a operação mais otimizada e eficiente do parque de máquinas. Com tecnologia baseada em internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, realizamos a análise das máquinas de ar-condicionado, a fim de detectar quais estão ineficientes e/ou gerando alto consumo, possibilitando a manutenção preditiva dos aparelhos e evitando custos indevidos.