Implementar novas estratégias para otimizar a manutenção é parte fundamental no trabalho de qualquer gestor. Porém, algumas dúvidas podem surgir ao lidar com esse assunto. Afinal, é preciso compreender com propriedade a diferença entre os tipos de manutenção e saber identificar o melhor momento para aplicar cada um deles.
1. Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva é aquela realizada após a ocorrência de uma falha e visa restaurar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação, que esteja com a capacidade de exercer suas funções reduzida ou cessada. Isso faz com que ela seja mais cara, tanto pela parada na linha de produção, quanto pelo custo direto do reparo e das peças a serem eventualmente substituídas.
2. Manutenção Preventiva
Tem como objetivo principal a prevenção da ocorrência de uma falha ou parada do equipamento por quebra, bem como apoiar os serviços de manutenção corretiva com a utilização de uma metodologia de trabalho periódico, além disso, é responsável pelo conjunto de análises que podem interromper ou não um processo produtivo de uma maneira planejada e programada.
Os serviços de manutenção preventiva devem ser planejados e programados, ou seja, todas as etapas do serviço a ser executado devem estar bem definidas, levando em consideração material, mão de obra necessária e até mesmo a contratação de serviços de empresas especializadas, sendo assim, não podem ser considerados imprevistos na manutenção preventiva. Todo e qualquer tipo de imprevisto é na realidade uma ação corretiva e não deve ser tratado como parte do serviço preventivo.
3. Manutenção Preditiva
Surgiu na década de 70 como um conceito evoluído da manutenção preventiva sistemática em que, em vez das ações de manutenção em intervalos de tempo definidos para a troca de componentes, teremos ações de inspeção em intervalos de tempo definidos.
Manutenção preditiva é a que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam os seus desgastes ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.
4. Manutenção Prescritiva
Por muito tempo, a engenharia de manutenção das indústrias não contava com uma ferramenta com potencial de coleta e análise de uma grande quantidade de dados que permitisse a adoção da manutenção prescritiva.
Mas, com o advento da Machine Learning e da Inteligência Artificial - alinhados à Indústria 4.0 - há uma movimentação bem intensa para apoiar a implementação deste conceito nas Indústrias.
A manutenção prescritiva é conhecida como o futuro da manutenção. Nessa abordagem, a medição e a análise ocorrem remotamente e em tempo real, não havendo a necessidade de o técnico ir até o local onde está o equipamento apenas para avaliá-lo.
Também não é preciso consultar os dados ou o histórico daquela máquina, já que o próprio sistema terá uma inteligência artificial tomadora de decisões, que integrando todas as informações da concepção do equipamento, do seu histórico de funcionamento e falhas, comparando estes com históricos de diversas outras máquinas similares em seu banco de dados, somadas às condições ambientais de temperatura e umidade, por exemplo, decidirá pela manutenção e/ou continuidade da operação. Desta forma, os técnicos poderão dedicar-se aos trabalhos de reparo e substituição de ativos.
Quando pensamos nesse sistema totalmente integrado, com dados na nuvem, tomada de decisão automatizada, sensores que deixam o fluxo de trabalho mais rápido e os equipamentos de teste e medição funcionando com maior facilidade, é possível vislumbrar o futuro do setor industrial. O processo passa a ser mais inteligente e simples, atingindo assim a melhor funcionalidade das máquinas. Por mais que pareça algo ainda distante, essa tecnologia é cada vez mais uma realidade, e o portfólio de soluções da Diel está aqui pra provar. Está na hora das empresas atentarem-se a este cenário para não correrem o risco de serem deixadas para trás. A manutenção prescritiva é de fato o futuro da manutenção!
Se você tem muitas máquinas e precisa reduzir seu custo com consumo e manutenção, a transformação digital da Diel pode fazer a diferença em seu negócio.
Fale conosco sem compromisso pelo WhatsApp!