Porque seu ar-condicionado consome tanta energia

Jul 31, 2020

Faltam 5 meses para o verão e a utilização de ar-condicionado nesse período se torna cada vez mais indispensável. Contudo, provavelmente você já se perguntou porque o seu ar-condicionado consome tanta energia, visto que o valor da conta de luz pode subir até 30% nesse período.


1. Capacidade Inadequada


Btu/hr (British thermal unit) e TR (Tonelada de refrigeração) são as unidades mais utilizadas para medir a capacidade do ar-condicionado de refrigerar. Aparelhos podem variar em diversas capacidades, como de 1TR (seu escritório) até 1000TR (Um shopping). O seu ar-condicinado pode estar gastando mais do que deveria quando sua capacidade térmica for maior ou menor do que o ambiente precisa para se manter na temperatura desejada.

Se a capacidade térmica for inferior ao que o ambiente necessita, a condensadora ficará ligada por muito mais tempo do que o necessário, sempre tentando alcançar a temperatura escolhida no controle e não conseguindo.

Se a capacidade térmica for maior, a condensadora, apesar de operar menos, irá gerar uma oscilação maior na temperatura setada no controle, havendo um maior chaveamento (liga/desliga) da condensadora e criando picos de consumo que encarecem a conta no final do mês.


2. Manutenção Ineficiente


Toda máquina tem que ter um acompanhamento preventivo. Sujeira acumulada nos filtros, por exemplo, além de piorar a qualidade do ar, dificulta a troca de calor e acarreta em um maior trabalho do seu aparelho em refrigerar o ambiente.


Cada equipamento tem uma rotina pré estabelecida pelo fabricante e se deseja ter uma máquina eficiente, é necessário fazer um acompanhamento conforme recomendado pelo manual do equipamento ou por algum profissional especializado.


3. Instalação Incorreta


Outro fator fundamental para que o ar-condicionado funcione com toda a sua capacidade é uma instalação vida útil do equipamento. Uma falha corriqueira é a condensadora ser instalada em um ambiente fechado, quando precisa ser instalada em ambiente externo, com circulação de ar. Outro exemplo é a falta de isolamento nas tubulações ou até, em alguns casos, a tubulação de ida e de retorno dentro do mesmo isolante.

Esses e outros simples detalhes podem comprometer o funcionamento de sua máquina.


Fale conosco sem compromisso pelo WhatsApp!